Quem somos

História da YMCA/ACM

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, a ACM surgiu na Inglaterra, no século XIX, quando eclodia a Revolução Industrial. As condições de vida eram precárias, as jornadas de trabalho extensas e as opções de lazer inexistentes.

Nascia, então, em seis de junho de 1844, a Young Men's Christian Association ou YMCA, por iniciativa de George Williams, um jovem preocupado com o bem-estar e o futuro de sua geração.

Os encontros tiveram início a partir da leitura de textos bíblicos, com objetivo de proporcionar integração e levar mensagens positivas aos jovens que se aglomeravam na cidade em busca de trabalho.

Em 1851, quando a ACM chegou aos Estados Unidos, a juventude ganhou um incentivo ainda maior, já que a Instituição uniu os benefícios da prática esportiva ao desenvolvimento de valores do caráter e do espírito.


O primeiro estado brasileiro a conhecer os ideais acemistas foi o Rio de Janeiro, em 1893. Em 1901, surge a ACM Rio Grande do Sul e um ano mais tarde, a ACM São Paulo.

O comprometimento e a dedicação da Instituição com o desenvolvimento do ser humano foram responsáveis pela criação de uma programação sempre atual e diversificada. Hoje já são cerca de 12 mil sedes construídas em mais de 125 países, com aproximadamente 45 milhões de pessoas que vêem no esporte e no clima de amizade que a Instituição proporciona o começo para uma vida mais saudável.







                                                      ACM São Paulo
                     Uma instituição comprometida com a sociedade



Muito mais do que aprender a se comunicar em outra língua, é fazer parte de uma organização que há mais de 167 anos está comprometida em promover atividades pautadas no desenvolvimento de lideranças, no aprimoramento e 
na capacitação das pessoas. 



Foi pensando na qualidade de vida da população paulista, que a ACM começou a dar os primeiros passos para sua instalação na cidade. A ginástica, o esporte e o lazer seriam poderosos instrumentos de atração, integração e educação de crianças, jovens e adultos, pois, já naquela época, São Paulo era uma cidade agitada, com muito trabalho e pouco lazer. Surge, então, em 23 de dezembro de 1902, a ACM São Paulo, sob o comando de Myron Augusto Clark. Com mais de 100 anos de história e muitas conquistas, a Instituição é considerada uma contribuição para a cidade, já que preza pela qualidade de vida e pela formação de pessoas.

Em São Paulo, a ACM conta hoje com aproximadamente 50 mil associados. São 12 unidades esportivas e 19 pontos de atendimento social. O trabalho social teve início em 1932 (confira os detalhes em Assistência Social).

Fundada a partir de um ideal voluntário, a ACM fez crescer cada vez mais a união entre voluntários e profissionais. O associado não pratica apenas atividade física, ele também tem a oportunidade de participar de passeios, cursos, palestras, exposições e construir amizades dentro de um ambiente familiar.





Reconhecimento internacional

A ACM São Paulo, em parceria com outras ACMs e escolas de diversos países, é reconhecida internacionalmente por firmar critérios de excelência na provisão de programas multiculturais e educacionais acessíveis que contribuem para a formação cultural e profissional de pessoas e especialmente dos jovens.
Departamento internacional

- Proporciona condições de intercâmbio de pessoas e experiências, baseados nos valores mundiais acemistas.
- Oferece oportunidades para que associados, voluntários e profissionais, adquiram um conhecimento do mundo, criando, ao mesmo tempo, um maior comprometimento com a instituição.
- Representa a ACM São Paulo em âmbito internacional, promovendo e incentivando ações para o entendimento entre culturas. 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...